Cotações com Delay de 15 minutos

Os Riscos de Investir em Ações

Entenda os Riscos de Investir em Ações.

Existem dois grandes tipos de risco no investimento em ações: Risco da Empresa Emitente e Risco do Mercado

1 - O Risco da Empresa depende da sua capacidade financeira e da atratividade econômica do seu negócio. Esse risco pode ser identificado por:

Risco Econômico - Está diretamente ligado à atividade da empresa e às características do mercado no qual atua. Relaciona-se à possibilidade da empresa não atingir os resultados esperados. Ex: concorrência, evolução tecnológica, qualidade, etc.;
Risco Financeiro - refere-se ao endividamento da empresa, ou seja, à sua capacidade de honrar compromissos financeiros. Empresas com reduzido nível de endividamento apresentam baixo nível de risco financeiro e vice-versa.

2 - O Risco de Mercado - Diz respeito às variações imprevistas no comportamento do mercado, determinadas, principalmente, por mudanças ocorridas na economia. Pode ser identificado por:

Risco de liquidez - Decorrente da falta de contraparte para negociar a quantidade desejada de uma posição, ou falta de interesse do mercado em negociá-la, afetando de forma anormal o valor das ações; 

Risco de preço da ação - Este risco está diretamente ligado à variação constante no preço das Ações negociadas na Bolsa, podendo sofrer quedas bruscas que refletem tão somente o comportamento do Mercado. Na hora de investir em ações, você precisa conhecer as duas escolas que estudam detalhadamente o mercado para orientá-lo na tomada de decisão, bem como a hora de 'entrar' ou 'sair' dele, para evitar perdas com a queda do Mercado.

Na hora de investir em ações, você precisa conhecer as duas escolas que estudam detalhadamente o Mercado e orientam a tomada de decisão:

a) Escola de Análise Fundamentalista
b) Escola de Análise Técnica

Dependendo do seu objetivo de investimento, você poderá dar maior ou menor enfoque aos indicadores de uma ou de outra escola.
No caso de investimentos a longo prazo, os princípios da Análise Fundamentalista são privilegiados, pois o investimento está sendo feito na empresa, aposta-se em seu crescimento e prosperidade. As flutuações diárias nos preços não são a tônica desta escola. Quando se trata de investimentos de curto prazo, em geral valoriza-se a Análise Gráfica. Os adeptos desta linha de análise têm interesse pelas altas e baixas do mercado e as tendências de preços das ações, procurando ganhar nas flutuações.

Se você seguir continuamente as recomendações das duas escolas, aliado a uma boa dose de bom senso, suas chances de sucesso serão certamente maiores. Embora nenhum método de escolha de ações seja infalível, historicamente o retorno de aplicações em renda variável, a médio/longo prazo, supera o dos investimentos em renda fixa.
Não se esqueça que tão importante quanto o momento da compra ou da venda é o acompanhamento constante de sua carteira de ações. Para tanto, é recomendável que você siga algumas orientações básicas:

disciplina;
atenção às conjunturas nacionais e internacionais;
tomadas de decisão conscientes e não por impulso ou ao sabor de "dicas";
investir com regularidade, se possível, todo mês;
reinvestir lucros e rendimentos;
comprar ações de empresas com perspectivas de crescimento;
investir em empresas e setores diversificados


Código de postagem: CPCB0P4A4

Pregão On-line - Cotações com delay de 15 minutos