Cotações com Delay de 15 minutos

O que é SELIC


O Selic - Sistema Especial de Liquidação e Custódia foi criado em 1979 para reunir, num único ambiente, o registro de custódia com a liquidação financeira das operações com títulos públicos. Até então, os títulos, que já eram emitidos em forma escritural desde 1978, ficavam custodiados no sistema de custódia on-line da antiga Gedip - Gerência da Dívida Pública do Banco Central. A liquidação das operações com títulos públicos era feita através de emissão de cheques, ocasionando um grande risco para o sistema na hipótese de um cheque ser devolvido. A partir da operacionalização do Selic, com a custódia e a liquidação integradas, o risco passou a ser muito menor e o mercado aberto no Brasil passou por um processo de grande desenvolvimento e rápida expansão.

O Selic é administrado pelo DEMAB - Departamento de Operações de Mercado Aberto do Banco Central. Através dele, os títulos são registrados em contas de custódia dos participantes autorizados, que são as instituições financeiras e algumas categorias de investidores institucionais.
Quando os participantes negociam entre si, os detalhes da operação são lançados no sistema mediante duplo comando, ou seja, tanto o comprador como o vendedor informam os dados da operação que, se idênticos entre si, são considerados como a confirmação da operação, dando início aos procedimentos de liquidação física e financeira correspondentes. A liquidação física é feita mediante o lançamento de débitos e créditos nas contas de custódia escritural mantidas pelos participantes no sistema. A liquidação financeira é efetuada diretamente na conta de reservas bancárias mantidas no Banco Central pelos bancos liquidantes dos respectivos participantes. Além disso, o sistema processa as operações de resgate e pagamento de juros.

Leia também: Como a taxa Selic afeta a vida do consumidor

Pregão On-line - Cotações com delay de 15 minutos