Cotações com Delay de 15 minutos

Como escolher uma corretora de valores

O que levar em consideração ao escolher uma corretora de valores?

Antes de listar os principais passos a seguir ao escolher uma corretora de valores, vamos abordar dois erros comuns que devem ser evitados quando pensamos em contratar seus serviços.

Erro 1: Pensar somente no preço. 
As possibilidades trazidas pela Internet, representadas através do home broker, vão muito além da simples atitude mercenária. Diversas corretoras cobram preços maiores, mas oferecem ferramentas exclusivas bastante interessantes.

Erro 2: Subestimar a importância dos serviços "extra-Internet". 
Só uma ótima plataforma de home broker não resolve. Preocupe-se com o background técnico dos corretores e administradores da empresa e leve em conta as facilidades oferecidas fora da Internet. Gráficos, análise de risco, carteiras sugeridas, chat e relatórios diários, por exemplo, são alguns extras interessantes que podem ser muito úteis;

Analisando as possibilidades

Depois de apresentar os deslizes cometidos por alguns investidores, sinto-me mais confortável para detalhar meu processo de avaliação de corretoras:

Passo 1: Faça um diagnóstico de sua necessidade. Se você não tem condições de operar lotes, pretende usar o mercado fracionário e(ou) possui pouco capital inicial, nem todas as corretoras poderão atendê-lo. Conheça bem seu perfil, defina e liste as premissas relacionadas para que seu trabalho de busca seja facilitado.

Passo 2: Faça uma seleção de cinco alternativas, usando as premissas do primeiro passo, e descarte todo o resto. Como? Acompanhe o noticiário especializado por alguns dias, repare no histórico de atividade das corretoras e procure investigar, em seus próprios sites, um pouco da história, condições comerciais e ferramentas disponíveis por cada uma delas. Selecione as cinco alternativas que se encaixam dentro de sua expectativa de custos de corretagem, custódia, depósito inicial mínimo etc;

Passo 3: Telefone para as cinco opções. Ligue para o telefone 0800 de cada uma das opções e veja quanto tempo de espera você terá que enfrentar para chegar até um atendente. Se quiser ir mais além, ligue mais de uma vez, em horários e dias diferentes.

Faça algumas perguntas, como:
Como faço para comprar e vender ações? Quanto tempo preciso para poder entrar no mercado e começar a operar? O que é o sistema de home broker e como ele funciona? Quanto custa operar através da sua corretora? O que sua corretora tem que os concorrentes não oferecem? Depois de ouvir algumas respostas você vai entender a razão para tantas perguntas.

Passo 4: Escolha! Agora você já tem uma idéia de como cada uma pode atendê-lo e pode escolher com mais calma. Boa sorte.

Recomendações adicionais 
  • Prefira sistemas que sejam amigáveis e ofereçam ferramentas ao alcance de poucos cliques;
  • Prefira corretoras estabelecidas e com bom histórico de operação também fora da Internet;
  • Prefira corretoras que ofereçam relatórios diários e mensais, assim você pode ver a opinião dos especialistas que contratou;
  • Prefira optar por corretoras que ofereçam test-drive. Experimentar a plataforma pode facilitar sua decisão;
  • Evite basear-se apenas nas recomendações de amigos. Faça a sua análise;
  • Evite ferramentas e sistemas de home broker confusos. Se você não entender sua interface e operação durante o test-drive, caia fora.

Guia de corretoras de ações

A edição de fevereiro/2008 da revista Estadão Investimentos traz um verdadeiro mapa das corretoras brasileiras. Leitura obrigatória para quem pretende seguir esse caminho, a reportagem detalha custos de operação, adicionais, ferramentas e características de 45 corretoras que oferecem home broker. Confira alguns retratos do mercado trazidos pela pesquisa:

Custos e aplicação mínima
  • 87% das corretoras não exigem aplicação mínima;
  • 64% adotam a Tabela Bovespa para os custos de operação;
  • 56% não cobram adicional para atendimento pessoal;
  • 10% não cobram taxa para compra e venda de títulos públicos;
  • 19% não cobram taxa de custódia.
Ferramentas adicionais
  • 40% têm sistema home broker próprio;
  • 24% enviam relatórios setoriais;
  • 50% têm sistema de avaliação de riscos;
  • 42% promovem chats.

Fonte: Dinheirama

Pregão On-line - Cotações com delay de 15 minutos